quarta-feira, 22 de abril de 2009

XV EREMATSUL


Desde o dia 18 de abril a 21 de abril de 2009, aconteçeu em Criciúma o XV EreMetSUL, Encontro Regional de Estudantes de Matemática com guase 600 inscritos. Esses dias de estudo e apredizagem ocorreram em nossa universidade a UNESC, tendo palestras, minicursos, comunicação científica, relatos de experiência e sessão pôster.

Participaram desse encontro professores e alunos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e também Rio de Janeiro.

O XV Erematsul teve como palestrantes: Prof. Dr. José Roberto Boetteger Giardinetto, Profª Drª Elizete Maria Possamai Ribeiro, Profª Drª Ledina Lentz Pereira, Prof. Dr. Gilvan Luiz Machado Costa, Prof. Dr. Saulo Pompolet Oliveira, Prof. Dr. Pedro Pereira Borges, Prof. Dr. José Carlos Cifuentes, Prof. Dr. Enori Carelli, Pro. Dr. Samuel Edmundo Lopez Bello, Prof. Dr. Rogério Ricardo Steffenon, Prof. Dr. Ademir Donizete Caldeira, Prof. Dr. Méricles Thadeu Moretti e Prof. Dr. Félix Quispe Gómez.

Para maior interação e forma de descontração entre os participantes do evento, aconteçeu uma festa no Pub Music Hall nos dias 18 e 20 de abril, onde essa casa noturna teve seu maior público.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

terça-feira, 7 de abril de 2009

Matemática


A palavra "Matemática" tem origem na palavra grega "máthema" que significa Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí "mathematikós", que significa o prazer de aprender.
É comum definir a Matemática como o estudo de tópicos como quantidades, formas, espaço e mudança, através do método dedutivo, no qual se pressupõe um conjunto de axiomas e regras de inferência como forma de obter propriedades das entidades em estudo.
Sendo uma linguagem universal, a Matemática oferece-nos um conjunto singular de ferramentas poderosas para compreender e mudar o mundo. Estas ferramentas incluem o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas, e a capacidade de pensar em termos abstractos.
Podemos assim dizer que a Matemática é uma construção abstracta em que as suas noções fundamentais têm origem na percepção humana. Desde a noção de número às noções geométricas, estabeleceu-se desde muito cedo a independência da noção abstracta face à sua utilização prática. As ideias matemáticas passaram a ter uma existência própria e a universalidade da sua manipulação formal mostrou rapidamente vantagens.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Comunicação e Educação: Práticas Vertentes

Atualmente nossos alunos estão acostumados com novas tecnologias como: computadores, celulares, tudo da mais nova geração. Enquanto muitos professores nem sabem utilizar nada disso, estão parados no tempo e suas aulas é uma repetição constante.
Os professores devem estar abertos a novas questões, novos métodos e utilizar as tecnologias para sua renovação em sala de aula, no seu método de ensinar e aprender. Sendo assim, sempre devem estar atualizados com tudo que está acontecendo a sua volta. O educador sendo o mediador do ensino e o educando precisa "aprender a aprender".
Principais idéias do texto "Comunicação e Educação: Praticas Vertentes" da autora Vânia Valente.